Skip to main content

1 Jul. 16:00

Da Ideia à ASP da ASP ao Partido Socialista

Exposição documental patente no Café-Concerto de 1 a 31 de Julho
Com a intervenção de António José Seguro - 1 de Julho | 16h00

Da Ideia à ASP da ASP ao Partido Socialista

Nascimento de um partido na clandestinidade

Conhecedores da cumplicidade entre a História e os arquivos e dando sequência a um ciclo de três conferências com a temática “Da ideia à ASP, da ASP ao PS – Nascimento de um partido na clandestinidade”, foi proposto um projeto onde se expusesse ao público, os principais documentos do arquivo de Manuel Tito de Morais que serviram para preparar estes colóquios. Esta proposta foi acolhida prontamente pela Associação Tito de Morais (instituição que desenvolve e trabalha o arquivo), e a partir de toda a informação, testemunhos e documentos apresentados nos três colóquios entre outubro de 2022 e abril de 2023 foi lançado o projeto desta exposição.

O arquivo de Manuel Tito de Morais contém documentos que atravessam grande parte do século XX, abrange muitas das demonstrações e ações contra o regime do Estado Novo, incluindo os movimentos de resistentes antifascistas do campo socialista e unitário da oposição portuguesa. A partir deste arquivo pode-se contar com dados biográficos, históricos e políticos muito importantes para o enriquecimento do conhecimento sobre este período da história contemporânea portuguesa.

A conceção desta exposição documental, passou pela síntese de um elevado número de documentos de grande relevância. Acreditamos que também esse é um motivo que a distingue enquanto forma de comunicação entre os “objetos” e os visitantes. Os documentos foram organizados em três segmentos:

I – A ideia de um partido socialista (1962);

II – A formação da ASP Acção Socialista Portuguesa (1964);  

III – A transformação em Partido Socialista (1973)


Exposição documental patente no Café-Concerto de 1 a 31 de Julho
Com a intervenção de António José Seguro - 1 de Julho | 16h00


A Associação Tito de Morais

A Associação Tito de Morais (ATM), é uma instituição sem fins lucrativos e de utilidade pública, fundada no dia 1 julho de 2010, tendo como objetivo o desenvolvimento de atividades de natureza cultural, social e cívica, com o propósito de evocar o exemplo de vida e a obra do Eng.º Manuel Alfredo Tito de Morais, de sua irmã Dra. Maria Palmira Tito de Moraes e do pai de ambos Vice-Almirante Tito Augusto de Morais, de onde se destaca:

  1. A constituição, organização e divulgação dos arquivos pessoais dos seus inspiradores tendo em vista a sua disponibilização à comunidade;
  2. A defesa dos ideais republicanos herdados da Revolução Francesa e da Primeira República;
  3. A cooperação e colaboração com iniciativas focadas na defesa da ética e da transparência na vida pública portuguesa;
  4. A promoção e participação em atividades centradas na defesa dos direitos e da dignidade humana;
  5. A realização e/ou a promoção de atividades de natureza cultural, social e cívica;
  6. A promoção do intercâmbio com outras organizações da sociedade que defendam idênticos valores.

 

Desde a sua fundação e nestes 13 anos de existência, a ATM têm desenvolvido atividade de caráter cultural e cívico em torno das suas linhas orientadoras e estatutárias, designadamente:

  1. Uma primeira fase de tratamento do espólio em que foram recolhidos, organizados, classificados e digitalizados um primeiro acervo de cerca de 6000 documentos, integrantes do arquivo pessoal de Manuel Alfredo Tito de Morais. Na sequência deste trabalho foi celebrado protocolo com a Torre do Tombo tendo este espólio ficado à sua guarda e disponível para consulta pela comunidade científica de todo o mundo e pelo publico em geral. Em paralelo, na medida das possibilidades da associação, foi desenvolvido um site em que este espólio ficou também disponível para consulta on-line;
  2. A promoção e realização de diversos colóquios, sobre temas relevantes da sociedade e que contaram com o contributo de personalidades dos mais diversos quadrantes políticos e culturais da nossa sociedade.

Dando sequência a um conjunto de novas frentes de ação identificadas para o triénio de 2021 a 2023, a ATM tem focado a sua atividade no tratamento de uma 2ª parte do espólio, envolvendo cerca de 4000 novos documentos e no desenvolvimento de iniciativas destinadas a aprofundar, documentar e promover o conhecimento público sobre a vida e obra de Manuel Alfredo Tito de Morais, de que é exemplo a presente exposição documental.