Skip to main content

Exposição Aguarelas, de Alcida Maria Morais

01.04.2014

terça-feira, 10:00

Exposição patente de 01 a 30 de Abril

Alcida Maria Morais

Notas soltas sobre um trajecto de vida

" Embora a minha formação académica não esteja relacionada com o campo artístico – sou licenciada em Geografia - , o meu interesse pela área da pintura esboçou-se em criança. Foi já bastante próximo da Reforma que o desejo de “por a lume” possíveis tendências artísticas que satisfizessem a minha alma tornou-se imperativo. Comecei por frequentar aulas de desenho/pintura de maneira um pouco solta até que decidi percorrer um caminho mais sólido, tendo frequentado aulas de desenho, de pintura e de introdução à cor na Sociedade Nacional de Belas Artes, findas as quais considerei que tinha chegado o momento de percorrer o meu próprio caminho. Actualmente, e porque aprecio a riqueza resultante da partilha de conhecimentos, frequento encontros de aguarela com o pintor António Bártolo.

Não desenvolvi nem uma temática específica, nem um estilo particular de pintura. Gosto de me deixar levar pela inspiração do momento, pelos meus estados anímicos e, deste modo, através da aguarela, do acrílico e do pastel de óleo (maioritariamente), tenho me dedicado à figura humana, às flores, às paisagens, num estilo figurativo contemporâneo, embora aprecie e realize também trabalhos no sector da abstracção.

Pintar é actualmente, para mim, uma maneira de satisfazer um desejo: a de partilhar um pouco do que aquilo que de mim se revela através da obra que produzo."