Exposição Familiarte - "Esquemas nos Bastidores" de João de Brito Vidigal
01.04.2016
Exposição patente de 01 a 30 de Abril
João de Brito Vidigal apresenta Esquemas nos Bastidores. Os trabalhos em exposição são composições visuais da imagética que se passa por trás das suas peças. São como os bastidores num concerto ou um mapa da disposição das câmaras num set cinematográfico.
As imagens são retiradas da programação em Pure Data que compõem o seu trabalho. A composição das imagens individuais é dependente, mas não exclusiva, do funcionamento programático. De forma semelhante, o arranjo dos quadros prende-se com a organização esquemática, ordenada e hierárquica dos comandos.
Os quadros apresentados contrastam radicalmente pela sua forma estática com o seu conteúdo altamente dinâmico e generativo.
Biografia de João de Brito Vidigal
João de Brito Vidigal é escultor, natural das Caldas da Rainha, atualmente a residir em Londres. Estudou na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, na Facultad de Bellas Artes de la Universidad Complutense em Madrid e na Chelsea College of Art and Design da University of the Arts London, onde finalizou o mestrado em 2010.
O seu trabalho transcende os limites da visão clássica da escultura e coloca o espectador em situações sensoriais de reinterpretação de contextos quotidianos. Para tal, serve-se da sua formação em escultura que integra ou alterna com som, vídeo, performance, electrónica e/ou programação.
Trabalha em Londres para diversas empresas que utilizam a escultura como parte do seu produto, em peças para artistas como Marc Quinn, Raqib Shaw, para o National Trust e English Heritage, para o palco da tour europeia de Robbie Williams e em maquetes para o James Bond.