Exposição fotográfica de Surf - "Weightless", de João Caetano
01.07.2015
Exposição fotográfica de Surf
Patente de 01 Julho a 31 de Agosto
Um pouco controverso no meio surfístico, principalmente na competição, a forma como alguns surfistas abordam as ondas tem-se alterado muito nos últimos anos. Enquanto alguns continuam a defender que o surfista deve fluir com a onda e desenhar as suas linhas consoante esta lhe permite, outros surfistas mais progressivos, levaram as suas performances para o ar. Literalmente manobras aéreas, que os mais conservadores consideram ir contra a pureza e a alma do surf.
Com um estilo mais clássico ou mais progressívo, com pranchas maiores ou mais pequenas, para o autor destas fotografias tudo continua a ser surf. Nesta arte de deslizar com as ondas, a ligação com a natureza, com o mar, a fluidez e a leveza com que o surfista aproveita a onda é o que mais importa. Mas não é só ao surfar as ondas que sentimos essa leveza e paz de espírito, ao dar um mergulho no mar, terminar o dia a ver as ondas ou a assistir ao pôr-do-sol também conseguimos sentir essa energia que nos deixa tão leves e tranquilos.
Biografia
Cresceu e formou-se nas Caldas da Rainha. Aos 10 anos de idade apaixona-se pelas ondas e aos 16 anos recebe a sua primeira prancha de surf.
A paixão pela fotografia começa ao acompanhar diversos fotojornalistas e fotógrafos de moda enquanto Director de Arte do jornal Diário Económico e da revista Fora de Série.
Hoje continua a trabalhar em design de publicações, é instrutor de surf aos fins-de-semana e anda sempre acompanhado de alguma máquina fotográfica.