Exposição "Fotografo...logo existo!", de Lina Cruz
10.05.2017
Exposição patente Maio/Junho - Café-Concerto
Lina Cruz
Fotografo... logo existo!
A fotografia como processo que permite recriar imagens dos lugares que conhecemos é também uma forma de nos recriarmos, quando lhes atribuímos uma intenção, muitas vezes inconsciente.
Neste percurso há essa intenção, mesclada com sensações e texturas que a paisagem envolvente nos transmite e quase nos deixa tocar.
Natural de Rio Maior, a viver há 16 anos nas Caldas da Rainha, a autora desde sempre conviveu com a paisagem do Oeste, tendo sido aqui que despertou a paixão pela fotografia, afinal uma linguagem universal.
“A melhor coisa sobre uma fotografia, é que ela não muda mesmo quando as pessoas mudam.”
Andy Warhol
LINA CRUZ
Natural de Rio Maior, a viver há 16 anos nas Caldas da Rainha, a autora sempre teve um fascínio natural pela fotografia, apesar da sua área de formação ser o Direito, curso que concluiu nesta cidade. A apetência pela fotografia levou-a a querer aprender e saber mais a nível teórico e prático, num mundo onde, em sua opinião, a sensibilidade deve imperar sobre a técnica, apesar desta também ter a sua devida importância.
A colaborar há 4 anos para plataformas turísticas da região como a Gocaldas, e a participar em eventos oficiais como o Caldas nice Jazz, desde logo se percebe que aprecia fotografar tudo o que lhe desperta interesse, desde a paisagem, urbana ou natural, retrato e mesmo a macrofotografia.
A sua fotografia é por isso muito abrangente, mas tentando nunca esquecer a máxima do célebre fotógrafo francês Cartier-Bresson de que fotografar é colocar na mesma linha a cabeça, o olho e o coração.