Manoel de Oliveira Fotógrafo
As mais de cem fotografias que compõem a exposição Manoel de Oliveira Fotógrafo são uma das grandes surpresas que o arquivo pessoal do realizador, integralmente depositado em Serralves, reservava. Produzidas entre finais de 1930 e meados dos anos 1950, estas imagens, guardadas durante várias décadas e na sua maioria inéditas, revelam uma faceta desconhecida de Oliveira e abrem novas perspetivas sobre a evolução da sua obra.
A passagem de Manoel de Oliveira pela imagem estática é uma etapa determinante do seu percurso como cineasta. Em diálogo tanto com o pictorialismo como com o construtivismo e com as experiências da Bauhaus, as suas fotografias estão a meio caminho entre a exploração dos valores clássicos da composição e o espírito modernista que animou toda a primeira fase da sua produção cinematográfica.
As imagens que agora se apresentam no Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha adicionam, certamente, um novo capítulo à história da fotografia portuguesa dos anos 1940. Mas elas constituem, também, um precioso instrumento para enquadrar o modo como Manoel de Oliveira passa a assegurar, durante um período de dez anos, a direção de fotografia dos seus próprios filmes, bem como para contextualizar, numa perspetiva mais ampla, o rigor de composição que carateriza o seu cinema. Olhando para estas imagens, não interessará muito saber onde começa o fotógrafo e onde acaba o cineasta. Importará, sim, questionar o modo como esta convivência entre dois modos de ver e de pensar se corporiza na obra de Manoel de Oliveira.
Todas as fotografias expostas pertencem ao Acervo de Manoel de Oliveira, Casa do Cinema Manoel de Oliveira — Fundação de Serralves, Porto.
Apoio: Município das Caldas da Rainha
Sem título (retrato de Maria Isabel Carvalhais, 1940)
Acervo de Manoel de Oliveira, Casa do Cinema – Fundação de Serralves, Porto
Horário
Exposição
Segunda a Terça-feira
(Monday to Tuesday)
10h00 » 13h00 | 14h00 » 18h00
Quarta a Sexta-feira
(Wednesday to Friday)
10h00 » 13h00 | 14h00 » 21h00
Sábados, Domingos e Feriados
(Saturdays, Sundays and Holidays)
10h00 » 13h00 | 14h00 » 18h00
Dias de Cinema e Espetáculo
(Cinema and Show days)
10h00 » 13h00 | 14h00 até términus do espetáculo | Until the end of the Show