Um maravilhado ponto de vista
“(…) A exposição de fotografia de Paola Mezzanotte é um elogio à curiosidade. É um testemunho sincero e sensível de um maravilhado ponto de vista. A abordagem à fotografia de Paola é delicada e de modo nenhum simples: A linha de força das suas imagens é a composição. O enquadramento nunca é geral mas identifica sempre um conjunto restrito de objectos ligados entre si indissociavelmente. As figuras misturam-se e criam um desenho unitário, um conjunto de linhas concertadas. Sujeitos como uma maçã, um candeeiro e um palácio na distância perdem a ideia de perspectiva e conjugam-se entre si num único plano. Uma sombra de alguém que passa, rompe não só o vidro mas junto com o seu reflexo se confundem num todo: não estamos nem na rua nem dentro da loja mas em ambas as situações e aquela sombra aglutina estas duas realidades. (…) Paola apresenta-se em si mesmo com o seu olho de arquitectura e com os seus olhares sensíveis e geniais. Conjugando as suas representações nas fotos, convida-nos a uma divertida alternativa (…).”
Franco Angiolino Ferloni, 2020
“Paola Mezzanotte (…) no campo da fotografia me surpreende o seu olhar certeiro e de detalhe nas suas composições magistrais. (…) Surpreende-me quando percepciono como a sua lente ocular vê e olha o que o cidadão comum jamais reparou. Paola Mezzanotte, é uma espécie de caçadora silenciosa na busca da beleza arquitectónica na urbe e também na natureza.”
Fernanda Carvalho, 2021
“Observar a fotografia da Paola Mezzanotte é ver Ópera sem o canto e a música, embora estas artes estejam subjacentes no vazio que se interpõe entre o “espectador” e a obra (…). No seu olhar o Planeta está prenhe de harmonia estética, mesmo num cenário em ruínas ou nos esqueléticos paus de Barracas de Praia. A sua Obra Fotográfica é um Passeio pelo Teatro do Mundo.”
José Carlos Barros, 2021
"Eu vivo para criar e crio para viver"
Nasci em Milão, Itália, em 1963.
Desenvolvo o meu trabalho entre Milão e Lisboa.
A minha grande fortuna foi ter crescido no seio de uma família que me nutria com arte numa busca contínua pela beleza. O amor por tecidos singulares e preciosos segue-me desde que me lembro, quando em criança ao entrar na pequena antecâmara da casa dos meus avós paternos na Corso Itália em Milão, vinha abraçada por figuras bucólicas e cenas campestres de cor framboesa impressas na “Toile de Jouy” que revestia as paredes. Cada vez que lá ia, era uma magia que se repetia e que ainda hoje sinto quando uso esse tipo de tecido para aplicar num painel... "Não há presente sem passado", repetia-me sempre uma amiga próxima. Acompanha-me sempre uma imagem particularmente querida que contribuiu muito para a minha formação artística. Lembro-me do meu avô, arquitecto e pintor, que aos noventa anos e já com problemas graves de mobilidade, com pincéis na mão pintava as magníficas flores do jardim, enquanto eu, uma menina de cinco anos tentava, com sucesso duvidoso, misturar-lhe as cores de óleo na sua paleta. Todas essas lembranças, juntamente com muitas outras, certamente fizeram o meu espírito seguir um caminho ao longo do qual arte, beleza e crescente curiosidade me acompanham na contínua experimentação, criação e realização de técnicas e obras sempre novas e especiais. Desenvolvo a minha criatividade em Painéis de Arte, Arte Digital e Joalharia. A Fotografia faz igualmente parte desse meu percurso criativo.
Paola Mezzanotte
- Formação na Scuola Civica di Liuteria di Milano, com especialização em organologia e construção de instrumentos de sopro renascentistas, tais como cornetas (cornetti) e serpentões - 1986
- Curso de papéis marmorizados no atelier de Angela Florio em Milão
- Curso de impressão em tecidos no atelier de Angela Florio em Milão
- Curso de folha de ouro no atelier de Angela Florio em Milão
Desenvolve actividade artística em diversos campos: - Painéis de arte / Colagem – composições com elementos têxteis, passamanerias, texturas, folha de ouro, pintura.
- Arte Digital.
- Fotografia.
- Criação de jóias e botões de tecido, com o nome de Ornarmenti, em peças únicas até o processamento de objectos com papéis preciosos.
- Criadora da linha de jóias “Pietra Scelta – A Escolha da Pedra”, em co-autoria com João Mateus
Participou em de várias exposições colectivas de arte em Itália e Portugal: - Exposição de colares em tecido no Museu da Seda de Como, Itália - https://www.alvisi.it/gioiello-e-moda/ - 2008
- Exposição de peças no Fuori Salone da Milan Design Week - 2018
- Exposição de peças no evento "L'Antico e le Palme" em San Benedetto del Tronto com as suas revisões de jóias étnicas, feitas com peças da África - 2019
- Colares e pregadeiras no Átrio do CCC de Caldas da Rainha - 2020
- Exposição de trabalhos na Galeria Monumental em Lisboa - 2020
Está representada no “Museo de Botones Destro”, no Panamá, com um colar de velhos botões raros de metal e esmalte antigos.
Orientou várias oficinas de pasta de polímero (Fimo e Cernit) em Milão - 2013 a 2016.
https://paome48.wixsite.com/paolamezzanotte
https://pietrascelta.wixsite.com/mezzanotte-mateus
https://www.instagram.com/ornarmenti_paola_mezzanotte
https://www.facebook.com/paola.mezzanotte63
Paola Mezzanotte, 2021