Skip to main content

BANDA SINFÓNICA DO EXERCITO

19.12.2014

sexta-feira, 21:30

Às 21:30

Herdeira das mais antigas tradições musicais do Exército Português, nomeadamente através das históricas Banda de Infantaria 1 e Banda de Caçadores 5, é instituída em 1988, por despacho de 25 de Março do Chefe do Estado-Maior do Exército, General Firmino Miguel - A Banda Sinfónica do Exército.

Da fusão em 18 de Julho de 1977 da Banda de Caçadores 5 com a Banda do Regimento de Infantaria de Queluz, resulta a Banda da Região Militar de Lisboa, que tomou parte desde 1978 em Festivais de Bandas Militares, tendo-se deslocado ao Luxemburgo para participar nas comemorações do 135.º aniversário da Banda de Música daquele Ducado.

Banda representativa do Exército compreende instrumentistas de sopro, cordas e percussão com um quantitativo de cerca de 90 elementos, constituindo-se para além da Banda Militar, um Grupo de Música de Câmara, um Quinteto de Metais e um Quarteto de Saxofones, sendo seu actual Chefe o Major CBMus João Maurilio de Caires Basilio.

Agregada ao Regimento de Artilharia Antiaérea Nº1 (Queluz) para efeitos de apoio administrativo e logístico, toda a sua actividade está na dependência da Direcção de Serviços de Pessoal, através da Chefia de Bandas e Fanfarras do Exército.

A renovação do seu efectivo é feita periodicamente através de concursos públicos, sendo as escolas de música civis, o seu principal viveiro. Funciona como Escola Prática de Música do Exército, ministrando cursos e estágios que visam essencialmente a formação e aperfeiçoamento dos militares músicos e clarins do Exército. Foi ainda responsável por um projecto de cooperação com os países de língua oficial portuguesa (PALOP), ministrando cursos especiais de música.

A sua imagem reflecte-se grandemente no seio da população civil, graças à acção dos seus músicos que, de forma superior espelham a sua formação em instituições como a Escola Superior de Música de Lisboa, a Academia Nacional Superior de Orquestra, o Conservatório Nacional, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Metropolitana de Lisboa e em outras escolas de música e grupos musicais de formação e estilos vários, que integram e/ou dirigem.

Depois de uma participação intensa nas cerimónias militares ou de protocolo de Estado, a Banda Sinfónica do Exército, representa o Exército em Festivais quer no país e no estrangeiro, exibindo-se isolada ou em conjunto com outras bandas congéneres.

Em Dezembro de 1999 teve a honra de ser a Banda Militar escolhida para integrar a Cerimónia de transferência de poderes de Macau para a China.

Inserindo as suas actuações no âmbito das actividades culturais e recreativas ou de divulgação do Exército, colabora com as autoridades e organismos civis na realização de concertos musicais. Desde a sua criação, o seu prestígio e identidade surgiram cada vez mais reforçados pelo extraordinário e progressivo aumento de pedidos de actuações.

Por alvará de 07 de Outubro de 2005, foi atribuída à Banda Sinfónica do Exército por S. Exª o Presidente da República, a Medalha de Ouro de Serviços Distintos, condecoração entregue por S. Exª o GENCEME Luís Vasco Valença Pinto por ocasião do Concerto de Primavera no Palácio Nacional de Queluz em 31 Mai 06.

PROGRAMA
Harlequin – Overture   Franco Cesarini
Vesuvius   Frank Ticheli
Concerto for Clarinet   Arties Shaw
Solista Segundo Sargento Luís Ferrão  
INTERVALO
Arco-Íris 2ª Fantasia Duarte Ferreira Pestana
Libertadores Óscar Navarro

Direção:

João Maurílio de Caires Basílio, Maestro

Major CBMus

Bilhete: 1 €


Major Chefe de Banda de Música João Maurílio de Caires Basílio nasceu no Funchal, onde iniciou os seus estudos musicais, na Banda Municipal desta cidade, com 10 anos de idade. Em 1983, ingressou na Banda Militar da Madeira, no cumprimento do Serviço Militar Obrigatório, passando ao Quadro Permanente em 1985. Ficou colocado na referida Banda a exercer as funções de 1ºTrompete solista. A par da sua carreira de músico militar, prosseguiu os seus estudos musicais no Conservatório de Música da Madeira, concluindo o Curso Complementar de Trompete. Em 1993, frequentou o Curso de Introdução à Chefia de Bandas de Música. Em 1996, foi admitido à Escola Superior Politécnica do Exército, para a frequência do Curso Superior de Direcção Musical. Em Outubro de 1999 foi promovido ao posto de Alferes e foi colocado no QG/ZMM para desempenhar as funções de Chefe da Banda da Zona Militar da Madeira. Em Outubro de 2000 foi promovido ao posto de Tenente. Em Janeiro de 2001 foi nomeado, no âmbito da Cooperação Militar com a República de Angola, para Chefiar a Assessoria do Projecto de Reestruturação da Banda de Música e Fanfarra das Forças Armadas Angolanas. Em Novembro de 2001, foi colocado na Banda do Exército para desempenhar as funções de Chefe Adjunto. Em Fevereiro de 2003, foi nomeado Chefe da Banda do Exército tendo, neste período, sido responsável pela 1ª edição da revista “Eurídice”, pioneira na temática das bandas militares portuguesas e pela gravação de um CD de Música Portuguesa. Desempenhou também as funções de professor e director de diversos cursos de música ministrados nesta instituição. Foi promovido ao posto de Capitão em Outubro de 2004, ano em que concluiu o Curso de Promoção a Capitão Chefe de Banda de Música. Em Setembro de 2005, foi colocado no QG/ZMM, para chefiar a Banda Militar desta Zona. Frequentou, no ano lectivo de 2009/2010 no Instituto de Estudos Superiores Militares, o Curso de Promoção a Oficial Superior, sendo promovido ao posto de Major em 01 de Outubro de 2010, data em que foi nomeado Chefe da Banda Sinfónica do Exército.


Segundo Sargento Luís António dos Santos Ferrão, natural de Bucelas, nasceu a 29 de Dezembro de 1988. Iniciou os seus estudos musicais com cinco anos de idade na escola de música da sua tia por influência do seu avô materno, onde aprendeu a tocar piano. Com treze anos de idade ingressou na Banda Recreativa de Bucelas, em clarinete, onde permanece até aos dias de hoje.

Em 2002 ingressou no Conservatório de Música de D. Dinis na Póvoa de Santo Adrião onde concluiu o 8ºgrau na classe do professor Alberto Lages. Participou num masterclass com o professor António Saiote e em diversos estágios de orquestra com os maestros, Joaquim Ribeiro, Steven Davis, Tim Reynich e Alberto Roque. Em Música de Câmara trabalhou com o professor Luis Correia onde já laborou vários agrupamentos, nomeadamente, duos, trios e ensemble de clarinetes.

No ano de 2010 ingressou na Banda Sinfónica do Exército, na qual já se apresentou como solista em 2014 em Almada. Ingressou no Curso de Formação de Sargentos do Quadro Permanente do Exército a 5 de Novembro de 2012, sendo promovido ao posto de segundo sargento em 01 de Outubro de 2014. Atualmente frequenta o 2º ano da Licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa na classe de clarinetes do professor Manuel Jerónimo.