Skip to main content

DIMITRIS ANDRIKOPOULOS & ÂNGELA DA PONTE

29.06.2013

sábado, 12:12
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Às 21:30
 
CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO
 
“A crise sente-se. Está em todo o lado. Na boca de todos. Na rua. Onde quer que seja. Portanto, se a crise se inscreve, se escreve, se é representada, e extravasa os limites do suportável, e ameaça os fundamentos da democracia, e reduz a escombros o sonho de muitos e faz da angústia uma intolerável forma de vida, então é preciso tentar perceber o que é a crise, os seus fundamentos, o seus antecedentes, e ainda as vias que possam alimentar hipóteses de superação e também aquelas cuja validade, mesmo se justificada em nome de ciência certa, resultam, afinal, em mais crise.
Neste ciclo, contudo, se a retórica política nos interessa enquanto narrativa da crise, a verdade é procuramos ir ao encontro dela de modo diferido, digamos assim, sendo que chegar até aí passa pela exploração de representações simbólicas da memória de outras crises, do passado olhado como presente que é já futuro, de um aqui e agora narrado com recurso a ferramentas e linguagens transversais num registo do qual a experimentação e a imaginação criadora são elementos cruciais da interpelação e do entendimento do mundo.” 
 
Jorge Campos, Narrativa da Crise/ Crise da Narrativa, Ciclo de Fotografia e Cinema Documental - 9ª Edição, Imagens do Real Imaginado, 2012
 
A origem deste projeto, em particular, nasceu do convite feito pelo departamento Artes da Imagem da ESMAE (Porto) para a 9ª Edição do Ciclo de Fotografia e Cinema Documental 2012. A utilização de filmes do início do século XX, serviu de mote principal para retratar uma sociedade que de certa forma não está longe da nossa realidade atual. Filmes dos realizadores Griffith, Metzner e Van Dyk, são aqui utilizados com a sonoplastia do duo.
 
Dimitris Andrikopoulos é o artista residente de CCC para o período 2013 – 2014.
 
APRESENTAÇÃO DA EQUIPA AUTORAL
 
O Duo 21KHz é constituído por Ângela da Ponte e Dimitris Andrikopoulos e surgiu do interesse comum dos dois compositores/intérpretes, em explorar e experimentar as potencialidades expressivas de sons concretos e a sua manipulação com vários meios.
 
Licenciada em composição pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo, Ângela da Ponte atualmente dedica-se intensamente à composição e ao ensino.
 
Em 2010 participou no 8º Workshop da Orquestra Gulbenkian para Jovens Compositores Portugueses, com a peça EKIS III dirigida por Joana Carneiro. Em 2011 foi Jovem Compositora Residente na Casa da Música, escrevendo obras para a Orquestra Sinfónica do Porto, sob a direção do maestro Michael Sanderling, Remix Ensemble dirigido por Emílio Pomárico e Nuno Simões, vencedor do prémio Jovens Músicos 2010. No mesmo ano recebeu encomenda da Antena 2 para o Prémio Jovens Músicos com a peça Torneando para trompa solo. Atualmente está envolvida em vários projetos nomeadamente com o músico Sérgio Carolino no CCC nas Caldas da Rainha escrevendo para o XL DUO e TUBAX ensemble. Paralelamente é candidata a doutoramento em composição na Universidade de Birmingham (Reino Unido).
 
Dimitris Andrikopoulos nasceu na Grécia. Estudou composição na Escola Superior de Música e Dança de Roterdão com Klaas de Vries. Em maio de 2004, concluiu seus estudos de pós-graduação em Composição e ao mesmo tempo, foi lhe atribuído o Prémio de Composição da Escola Superior de Música e Dança de Roterdão.
Recebeu vários prêmios, como o Primeiro Prémio no Concurso NOG, o Compass Premio da Universidade de Birmingham e em 2012 o ITEC Prémio Phillips Harvey por seu trabalho Anathema I para Contra Baixo Tuba e Bayan.
 
Trabalhou com vários grupos, em vários países europeus como, Asko Ensemble, Remix Ensemble, Mondrian Quartet, Nederlands Ballet Orkest, Orchestre National de Lorraine, a Orquestra Nacional de Atenas, Drumming Grupo de Percussão, Jazz Orchestra of Matosinhos e intérpretes como, Miquel Bernat, Sergio Carolino, Margriet van Reisen, Lorenda Ramou entre outros. Desde outubro de 2004, ele leciona composição na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Politécnico do Porto .
 

Bilhete: 7.5 €

Pack 4 bilhetes: 20 €