GALANDUM GALUNDAINA
28.05.2016
Às 21:30
Quatrada é o novo disco de Galandum Galundaina que será apresentado a 19 de Dezembro e que marca o início das comemorações dos 20 anos do grupo. Este álbum é claramente um trabalho de Galandum Galundaina que prossegue na divulgação e valorização da identidade cultural das Terras de Miranda. As letras e melodias do repertório do cancioneiro tradicional continuam a alicerçar uma narrativa musical que explora possibilidades de representação entre os valores da memória e os valores da contemporaneidade. As harmonias vocais cantadas em mirandês, os ritmos das percussões tradicionais, a gaita de foles mirandesa, a flauta pastoril, o rabel, o saltério, a sanfona, continuam a dar corpo ao som Galandum Galundaina. Este quarto álbum apresenta pela primeira vez letras e melodias originais, trabalhadas a partir de derivações de quadras tradicionais, que acompanham uma abordagem propositadamente mais tratada ao nível das percussões.
Este trabalho discográfico conta com as participações dos Clã, onde Manuela Azevedo dá voz, em língua mirandesa, ao tema “Tanta pomba” e de Zeca Medeiros, que interpreta o tema “Siga a Malta” com letra de Amadeu Ferreira. “Siga a Malta” será apresentado com videoclip em simultâneo com o lançamento deste CD. Das faixas extras fazem parte os temas “Bebe binho” dos Peste e Sida, reinterpretado para as comemorações dos 25 anos do grupo, e “Zé Pereira”, tema original elaborado com Rui Rodrigues para o seu disco. À data foram já lançados dois singles com videoclip, “Nos tenemos muitos nabos” e “Para namorar Morena”.
Para além deste novo trabalho, a discografia do grupo inclui três álbuns e um DVD ao vivo. Os álbuns editados têm tido uma excelente apreciação pela crítica especializada. Em 2010, para além da atribuição do Prémio Megafone, “Senhor Galandum” foi reconhecido pelos jornais Público e Blitz como um dos dez melhores álbuns nacionais. Do seu roteiro fazem parte alguns dos mais importantes Festivais de World Music/Folk em Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Alemanha, Marrocos, Cuba, Cabo Verde, Brasil, México e Malásia.
Galandum Galundaina enquanto associação cultural tem procurado contribuir ativamente na preservação do património cultural das Terras de Miranda com vários projetos como é exemplo a padronização da gaita-de-foles mirandesa e a organização do Festival itinerante “L Burro i l Gueiteiro”. Todos os elementos do grupo trabalham na construção de instrumentos tradicionais que são usados em concerto. O grupo investiga e recolhe de forma continuada a música tradicional das Terras de Miranda, melodias, ritmos e técnicas de execução, a par do ensino de instrumentos tradicionais como gaita de foles mirandesa, percussões e canto.
Bilhete: 10€