Orquestra de Sopros de A-dos-Francos
22.08.2014
Às 22:00
A Orquestra de Sopros de A-dos-Francos surgiu em 2007, como um encontro de verão entre 3 colegas do curso profissional de música da EPABI (Escola Profissional de Artes da Covilhã) e os músicos mais jovens da Banda de Música da Sociedade Instrução Musical de A-dos-Francos. A ideia principal era juntar amigos para fazer música em conjunto durante as férias e, ao mesmo tempo, aproveitar para dar formação aos músicos mais jovens da banda filarmónica, alargando assim os seus horizontes musicais.
O primeiro concerto da orquestra foi em Agosto de 2007, com cerca de 30 músicos em palco, cerca de 10 músicos convidados e 20 da Banda de A-dos-Francos. Nas edições seguintes o número de participantes aumentou substancialmente e na última edição, em Setembro de 2013, participaram neste estágio cerca de 90 músicos, oriundos de todas as partes do país, desde o Minho até aos Açores.
No sua primeira edição, dado que a idade média dos organizadores do estágio rondava os 17 anos, ficou decidido que se iria optar por um repertório acessível, adequado ao nível dos participantes na altura. Nas edições seguintes, o nível dos participantes foi subindo e assim subiu também o nível de exigência do repertório, que é agora um grande desafio, tanto para os músicos convidados, como para os membros da Banda Filarmónica de A-dos-Francos que integram a orquestra. O repertório da orquestra inclui agora peças de compositores como Alex Poleman, John Mackey, Percy Grainger, e adaptações para orquestra de sopros de obras de compositores como Leonard Bernstein, Aaron Copland ou Rimsky Korsakov.
Desde a primeira edição que a organização do estágio inclui sempre no seu repertório uma ou mais obras de compositores portugueses divulgando assim as obras de compositores nacionais.
Uma das particularidades desta orquestra é que funciona com um estágio/encontro anual, grátis para todos os participantes, ao contrário da grande maioria dos estágios que acontecem no país e no estrangeiro. Este projecto tem esta particularidade porque surgiu da ideia de se poder fazer música pelo prazer de tocar e de estar em palco com amigos, daí não existirem inscrições ou provas para este estágio.
Bilhete: 4 €