Surma
Surma inspira-se no silêncio para criar o seu próprio universo de canções de jazz, electrónica, e uma multiplicidade de influências, explorando caminhos nem sempre óbvios, mas com uma forte identidade, a sua própria fonética, e criando momentos únicos que nos podem levar dos fiordes nórdicos a cidades cosmopolitas.
A carreira de Surma tem emitido uma luz especial e rara, traduzida pela adição de prémios e impressionantes conquistas que nos explicam o alcance da sua música, das suas ideias e da sua personalidade.
“Antwerpen”, editado em 2017, fê-la percorrer o mundo, actuando mais de 250 vezes por uma quinzena de países, entre pequenos clubes a imponentes festivais ao ar livre. Ao longo deste extenso passeio que fez para mostrar o seu disco de estreia, Surma acumulou ainda inúmeros projetos paralelos - bandas sonoras, sonoplastia, música para teatro e dança, colaborações com outros músicos -, mostrando a sua energia, mas também a sua generosidade e vontade de ir além, fazendo mais e, sobretudo, diferente.
O novo disco "alla" é um desafio sem barreiras, onde se rodeia de várias participações de variados géneros musicais para adensar e consolidar ainda mais o seu universo tão próprio.
Em palco, o álbum é apresentado num formato de trio onde cabem também, para além de Débora Umbelino, os cúmplices João Hasselberg e Pedro Melo Alves, surpreendendo a plateia com a frescura de uma Surma renovada, intensa e livre, e levando o público à descoberta da sua nova estética.
Angélica Salvi
A harpista espanhola Angélica Salvi, radicada no Porto desde 2011, dedica-se à improvisação e à música contemporânea e eletroacústica, explorando várias técnicas de preparação e amplificação do instrumento na busca de novos timbres e sonoridades.
A harpista convida o público a mergulhar nos seus referenciais emocionais e espirituais, servindo-se deles como guião de um sonho. Partindo da acrobacia do respirar (inalar, exalar) e da dinâmica das marés, Salvi explora o universo da repetição numa invocação cósmica e estruturada do transe num movimento magnético e sincopado. Nesta viagem interior, onírica e intimista, o público é guiado por caminhos sinuosos e tropicais, numa experiência potencialmente xamânica, por sonoridades ambíguas e multifacetadas, desde Papé Nziengui a Alice Coltrane.
bb.wav b2b ELBA
bb.wav
Dj influenciada pela cultura pop, internet, as raves e por ter crescido escutando pura romanticaria de Romeo Santos. Com este mix tão heterogêneo, traz-nos uma proposta onde gêneros muito diversos confluem num formato de clubbing com espaço para o perreo, edits de electrónica com pop vocals, techno-trance, ghetto tech, baile funk e até os remixes de nightcore a 170 BPMs.
ELBA
Cantante e produtora santiaguesa que, com o seu projeto em solitário, tocou em festivais como Noroeste, Sinsal, 17º Ribeira Sacra, Melonafest, Monkey Week ou Puwerty. O seu primeiro LP “La Magia Natural” oscila entre a electrónica pop e a escola vanguardista, um mash up quase perfeito entre o escapismo místico mais atmosférico e o concretismo de radiofórmula mais preciso. Esta confluência de gêneros é também palpável nas suas sessões como DJ, nas que convergem Techno, Synth, Eurodisco ou Bakalao.