TEFUTZAH - Joana Resende
30.06.2018
Pág. 2 de 5: Joana Resende
Joana nasceu na cidade do Porto, concluiu a licenciatura na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo da mesma cidade com o Prof. Jaime Mota, tendo sido galardoada com o prémio Fundação Eng. António de Almeida. Nesse mesmo ano estudou na Hochschule für Musik und Theater Felix Mendelssohn Bartoldy (Leipzig) com Gerald Fauth (piano), Karl-Peter Kammerlander (acompanhamento de Lied) e Gudrun Franke (música de câmara). Completou o curso geral do Conservatório com Vitaly Dotsenko, trabalhou com a pianista Helena Sá e Costa e foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2009 completou o Mestrado em Performance na Universidade de Aveiro, tendo trabalhado com o pianista Fausto Neves e apresentado comunicações em Portugal, Reino Unido, França e Brasil.
Em concerto tem-se apresentado em diversas formações em Portugal, França, Alemanha, Inglaterra, Luxemburgo, Bélgica e República Checa. Interessa-se pela divulgação de música portuguesa (obras estreadas de Fernando Corrêa de Oliveira, Sérgio Azevedo, Rui Soares da Costa, Eduardo Patriarca, Francisco Monteiro, Berta Alves de Sousa e Fernando Lopes-Graça) e dedica especial atenção ao acompanhamento de Lied/canção. Neste âmbito, integrou masterclasses de Hartmut Höll, Dalton Baldwin, Dietrich Fischer Dieskau, Graham Johnson, Malcolm Martineau, Jeff Cohen (melodia francesa), Robin Bowman, Wolfgang Holzmair, Robert Holl, Julius Drake e Elly Ameling, participou nos Festivais de Lied de Oxford e Zeist (Utrecht).
Gravou para a Antena2, com as sopranos Catarina Sereno e Ana Maria Pinto e o tenor João Terleira, ciclos de R. Schumann, L. Freitas Branco, F. Schubert e B. Britten e para a RTP/Antena2 com Fausto Neves (estúdios RTP, 2014) e Ana Maria Pinto (CCB, 2016). Lançou recentemente o CD Anterianas: música de Luís Freitas Branco, Franz Schubert e poesia de Antero de Quental.
... Um piano natural, um piano sólido, a saber encontrar, com felicidade, o lugar que lhe compete... José Luís Borges Coelho, Fev 2016
… Sobre Joana Resende, gostamos do som e da sensibilidade em Schubert. Ser pianista de Lied não é tarefa menor, o sublinhar da cor, o dosear da interpretação de acordo com o poema, a naturalidade de atacar na consoante adivinhada do cantor, tudo isso esteve muito bem. Henrique Silveira, Jan 2013