Skip to main content

Yazz Ahmed Quartet

31.10.2022

segunda-feira, 21:30
Grande auditório
  • M/6

Yazz Ahmed é uma das mais destacadas trompetistas e compositoras da cena jazz londrina. Através da sua música, Yazz procura dissipar as linhas entre o jazz e a sonoridade electrónica, juntando os sons da sua herança britânico-bareinita descritos como ‘jazz árabe psicadélico, intoxicante e atraente’.

Estreia-se em 2011 com Finding My Way Home, um convite a uma primeira incursão pela sua música e influências. O trabalho que se segue, La Saboteuse, lançado em 2017, é considerado o Álbum de Jazz do Ano pela lendária revista The Wire e abala o mundo do jazz. O álbum ganha uma nova vida com o lançamento de La Saboteuse Remixed (2018) - uma colaboração com vários DJs europeus - e com a edição de A Shoal of Souls (2019), coda de La Sabouteuse, que leva o exotismo de Yazz Ahmed a novos públicos.

Polyhymnia (2019), o seu mais recente trabalho, consegue várias críticas positivas e, tal como o seu antecessor, é distinguido como Álbum de Jazz do Ano, desta vez pela Jazz FM. Aqui, Yazz Ahmed tece uma série de homenagens a mulheres notáveis da História e cujas vidas inspiraram a sua música: Rosa Parks, Malala Yousafzai, Ruby Bridges, Haifaa Al-Mansour, Barbara Thompson e The Suffragettes. Rico em imagens, Polyhymnia explora o percurso destas mulheres as suas lutas e triunfos. Uma nova iteração de alguns dos temas do álbum, reimaginados pelos emergentes DJ Plead, Asmara and Surly, é editada em 2020 sob o nome Polyhymnia Remixed.

Além dos consecutivos títulos de melhor álbum do ano, em 2020, Yazz Ahmed é galardoada com o prémio Ivor Novello Award for Innovation e incluída pela prestigiada revista Downbeat, na lista das 25 artistas que definirão o futuro do jazz.

Ao longo da carreira, Yazz Ahmed tem encantado plateias por todo o mundo, passando pelo Reino Unido, Rússia, Ucrânia, Turquia, Tunísia, Argélia, Barém, Kuwait, EUA, Canadá e por grandes festivais como o WOMAD, Love Supreme, NYC Winter Jazz Fest e Pori Jazz. Conta ainda com conceituadas colaborações, tendo gravado e atuado com artistas como Radiohead, Lee Scratch Perry, Transglobal Underground ou Susheela Raman.

Yazz Ahmed deslumbrou o público português em Novembro com um concerto no festival PDL Jazz, em Ponta Delgada, antecedido de uma masterclass de trompete destinada aos alunos do Conservatório de Ponta Delgada.