A Ginástica do Actor - Workshop Teatro Físico
17.06.2014
A cidade é um cenário vivo onde habitam histórias, e que convida o actor/criador a uma ginástica sensível com o quotidiano dos lugares. Como criar espaços de intimidade numa cidade em movimento?
Um Workshop direccionado para o trabalho do ator e a sua poética no jogo de cena com o quotidiano da cidade.
Nutrir o trabalho do ator através do movimento, do gesto, da voz, do ritmo, que trazem vida à improvisação.
Uma viagem em conjunto que nos pode transportar ao interior dos universos poéticos, misteriosos, humorísticos e absurdos de cada um.
Ao longo deste encontro vamos trabalhar em duas escalas: o movimento em coro e a sua força e o movimento individual e a sua intimidade.
Contar histórias através de um teatro coreográfico e visual. Como criar mini-histórias para mini-espaços?
Este trabalho de criação divide-se em duas partes: um período de criação dentro da sala de ensaio e um segundo período de experimentação em alguns espaços da cidade.
O processo de pesquisa parte de um trabalho conjunto para a descoberta de vocabulário comum e termina com um exercício de apresentação nos espaços da cidade de mini histórias que serão contadas dentro de cafés, estabelecimentos públicos, na esquina de uma rua, numa janela ou onde a cidade receber a história e a história encontrar a cidade.
Público-alvo: estudantes de teatro, atores, ou público em geral interessado no tema.
Duração: 20 horas
Datas: 17,18,19,20,23,24,25,26 de Junho.
Horário: 18:00 - 20:30
Apresentação : Julho
Número de participantes: máximo 20
Preços: 10€ Estudantes, 20€ Público Geral
Mafalda Saloio, formada em teatro físico pela Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq e em Jornalismo pela Universidade Técnica de Lisboa. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian quando estudou teatro em Paris.
Como actriz trabalha desde 1989. Iniciou o seu trabalho já com um cariz profissional no grupo de Teatro de Letras com o encenador Ávila Costa. Trabalhou com a companhia de Dança Olga Roriz, com a companhia francesa Turak, com a companhia francesa Cie Jardins Insolites. Refere algumas pessoas que influenciaram o seu trabalho: Ávila Costa, Pedro Cal, Suzana Branco, Olga Roriz, Madalena Victorino, Ainhoa Vidal, Patrick Murys, Michel Laubu, Paola Rizza, Jos Houben, Aníbal Rocha.
Actualmente trabalha como actriz na companhia de novo circo Circolando.
Como encenadora criou o grupo de Teatro Lugar Vagon, que existe desde 1998, sendo um projeto que construiu com Pedro Cal e que deu continuidade com Suzana Branco. As duas actrizes dirigem o grupo desde 1999. O grupo ganhou prémios de encenação e duas menções honrosas atribuídas pelo Clube Português de Artes e Ideias.
Foi artista residente em 2011 e 2013 na Universidade de Minas Gerais, em Belo Horizonte, Brasil.
Na área da formação e pedagogia, trabalha desde 1999 como professora de Teatro e de Expressão Dramática. Coordenou durante três anos o Curso de Artes do Espectáculo/ Realização Plástica, na Escola Técnica Empresarial do Oeste,em Caldas da Rainha.
Reside actualmente em Donostia-San Sebastian, no Pais Basco, onde trabalha como professora de teatro.
Dirige regularmente Workshops de Teatro, Expressão Corporal, Técnica de Clown e teatro de objetos.
Desenvolve trabalho com a comunidade onde o teatro é ponto de encontro e desenvolvimento humano.