Skip to main content

Teatro Dom Roberto, S.A. Marionetas - Caldas Anima'17

29.07.2017

sábado, 11:00

Às 11:00

Local: Rua Miguel Bombarda

Teatro Dom Roberto, S.A. Marionetas

O Teatro de Robertos representa, seguramente, uma das tradições mais antigas das artes cénicas, não só na sua vertente portuguesa e europeia, mas também nos heróis populares do oriente. De facto, a origem desta forma de arte popular de representação remonta, na tradição europeia à Commedia dell’ Arte italiana do século XVI e não parece ser improvável que as tradições orientais tenham tido, de forma alguma, influência na evolução deste tipo tradicional de representação.

Em Portugal, o herói popular chega aos nossos dias com o nome de D. Roberto, apesar de, ao longo do tempo serem várias as designações para este teatro de fantoches de luva. A prevalência deste nome está, por ventura, ligado a uma comédia de cordel com grande repercussão, intitulada “Roberto do Diabo” ou a um conhecido empresário de teatro de fantoches, Roberto Xavier de Matos. No entanto, apesar do teatro de Robertos ter conhecido um assinalável êxito até, sensivelmente, à década de sessenta do século XX, não só através dos pavilhões que incorporavam as feiras e romarias como também nas praias e cidades, sobrevive, hoje em dia, graças aos testemunhos que chegaram até nós de uma forma fragmentária e até mesmo controversa, deixados pelos mestres bonecreiros Domingues Bastos Moura e António Dias, Manuel Rosado.

A S.A.Marionetas, tendo tido o privilégio do contacto com o Mestre António Dias, um dos últimos fantocheiros populares portugueses, recriou, a partir do seu testemunho, duas peças – “O Barbeiro” e “A Tourada”. Mais recentemente a companhia recuperou mais duas peças do reportório de Teatro de Robertos – “A Rosa e os três Namorados” e “O Castelo dos Fantasmas”.