Uma cartolina que ganha forma recortada num perfil criativo gerado pela personagem que cada participante decide inventar com base na sua imaginação ou retirada de uma história.
Fazendo jus à História do Teatro de Sombras, revisita-se o código da luz e da sombra com que o Imperador Wu há milhares de anos foi presenteado pelo fazedor de sombras que o emocionou com a animação do recorte de perfil da Imperatriz falecida. Viagem das trevas à luz numa alegoria da caverna desafia-se o exercício estético das sombras recortadas ou das sombras corporais.
A simplicidade do acto criativo no desafio da liberdade da imaginação e a descoberta do potencial de animação e comunicação da sombra, ser inerte com alma na ponta dos dedos de cada participante.
A musicalidade das onomatopeias na construção de frases e a diferenciação vocal de cada personagem a identificar a sua personalidade, estado de alma, ritmo no domínio do movimento – corpo e voz.
José Ramalho – Nasceu em Lisboa em 1962. É actor, marionetista, encenador e Director Artístico do Teatro Figura. Tem formação em Teatro e Teatro de Marionetas em Portugal - Faculdade de Letras de Lisboa; e em França - École Supérieure des Arts de la Marionnette de Charleville-Mézières e Institut de la Jeunesse em Paris. Realiza formação em Portugal, Espanha e Brasil. Foi Director Artístico da Companhia Marionetas de Lisboa e actualmente Director Técnico do Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha.