Skip to main content

LEIDA // ARAPUCAGONGON // LIAN:E

23.11.2024

sábado, 21:30
BOX@SILOS Contentor Criativo
  • M/6
  • aprox. 180 minutos, com intervalos
  • Bilhete Geral: 12€
  • Desconto estudante: 50% Válido apenas na bilheteira física do CCC, mediante apresentação de cartão estudante (um bilhete por pessoa/estudante).

Season Impulso 2024 | BOX@SILOS

LEIDA é um ensemble vocal constituído por 8 cantores, criado por Mariana Dionísio como compositora e maestrina do grupo. Enquanto cantora, propõem-se pensar alguns dos paradigmas que se formaram pilares idiomáticos desta formação. Foi questionado o papel do intérprete num grupo coral, repensado o estilo do repertório, as técnicas de composição aplicadas e a nomenclatura tradicional. É abraçada a improvisação como recurso fundamental e considerado o espaço acústico de apresentação ainda na concepção do repertório.

“LEIDA é um instrumento a 8 vozes. Neste contexto, uma peça é a afirmação de um sub-instrumento: um conjunto de premissas que afeta e delimita os recursos, sem sugerir um percurso formal. Esse é feito através da vontade de um gesto que vai chamando objetos num instrumento parametrizado, plástico e emancipado. Por outras palavras, LEIDA é um sintetizador que ainda estou a aprender a usar.” - Mariana Dionísio

 

Do mito da floresta ao batuque real, vive o som de ARAPUCAGONGON.

Uma ponte transatlântica entre Cabo Verde e Amazónia. Conexão imaginária de Henrique Silva (São Vicente - Cabo Verde) e Jhon Douglas (Amazonia - Brasil).

Misteriosa máscara misturada, que dança no ritmo de tempos malucos, com energia e força pra fazer sair do lugar da mesmice. Convidando pra conectar com o susto da informação de tempos rápidos e tecnológicos que vivemos.

É tempo para manter a originalidade tecnológica, sem sair das raizes do pé de barro e da dança livre.

ARAPUCAGONGON é movimento da poeira boa.

Henrique Silva é multi-instrumentista, compositor e produtor musical.  Com um background musical eclético, actualmente faz parte de grupos como Cachupa Psicadélica, Prétu, Rally Fantasia, Landa e Acácia Maior, produz música para a editora Tabanka Records e compõe para cinema, publicidade e teatro. Da Amazónia brasileira para a capital de Portugal. Jhon Douglas é um artista autodidata que há mais de 10 anos materializa as suas inquietações e visões de mundo em diferentes suportes e artefatos criativos, em especial nas artes visuais, na música e na comunicação multimédia.

 

lian:e, natural de São Paulo e uma das mentoras por detrás do projeto RABIOSA. Os seus DJ sets caracterizam-se pela forte influência da energia e da vitalidade da música urbana latina, explorando sonoridades como reggaeton, funk, dembow ou guaracha, em cruzamento com os ritmos pulsantes da house e do techno.

 

 CCC FORA DE PORTAS